• Portuguese English Spanish
  • Curiosidades&Notícias

    Novo scanner passa a vistoriar toda carga importada no Porto de Santos

    Imagem Caminhão

    Um novo scanner passará a vistoriar todas as cargas importadas que chegarem ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O equipamento, usado pela primeira vez no Brasil, começa a operar no dia 1° de setembro. Aparelhos como esse já eram usados em pequenas mercadorias no Porto de Santos, mas agora o scanner está mais potente e poderá visualizar as cargas de todos os caminhões. Antes, somente 1% do que chegava era vistoriado, e os contêineres precisavam ser abertos.

    Com o novo equipamento, o caminhão é vistoriado e da cabine os profissionais analisam se a carga é a mesma declarada na documentação. Um procedimento que passa a ser exigido pela Receita Federal a partir de 1º de setembro. “Antigamente, nós tínhamos que solicitar a abertura do contêiner, posicionar e desovar, para fazer a conferência física. Hoje, com as imagens do scanner, em cinco minutos você consegue saber o que tem dentro, perfeitamente, inclusive coisas escondidas, como drogas e armas”, diz Cleiton Alves, inspetor da Alfândega.

    O Porto de Santos é o primeiro do Brasil a receber os equipamentos, já em operação em alguns terminais do mundo. O diretor executivo da Santos Brasil, Luiz Felipe Gouvêa, garante que a obrigatoriedade desse procedimento não vai aumentar as filas de caminhões. “O veículo passa a praticamente cinco quilômetros por hora, numa taxa de 120 caminhões por hora. Não existe nenhuma possibilidade de trazer algum transtorno para a nossa operação”, conclui.

    Fonte: G1
    http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/08/novo-scanner-passa-vistoriar-toda-carga-importada-no-porto-de-santos.html